LOGIN

Três segredos

Uma grande maioria dos jogadores de futebol, descobre a sua paixão durante a infância, na verdade são uns afortunados nesse aspeto, pois uma grande parte das pessoas vive a vida sem nunca saber o que verdadeiramente os apaixona.

Talvez por saberem exatamente o que querem tão cedo na vida, comecem rapidamente a focar na única coisa que lhes interessa e coloquem de lado tantas outras que embora não se apercebam de imediato, lhes vão fazer tanta falta no futuro.

Existem três coisas que qualquer jogador deveria aprender ao longo da vida e que mudavam completamente a forma como vão viver no futuro.

A primeira é saber GERIR E INVESTIR DINHEIRO, felizmente conheço vários jogadores que são uns curiosos nesta matéria e que fazem um excelente trabalho, também conheço vários que pelo patamar em que se encontram, têm pessoas competentes que o fazem por eles, mas a grande maioria não faz nem uma coisa nem outra, e pela falta de conhecimento nesta área, acabam por ter vidas muitas vezes com grandes desafios financeiros no momento em que acabam a carreira.

A segunda é saber COMUNICAR COM EFICÁCIA, se um jogador quer alcançar grandes patamares, deve aprender a comunicar com eficácia, e em vários idiomas, a comunicação é fundamental dentro de campo, na relação com treinador e restante equipa, com os media, e no final da carreira, será uma competência muito útil para qualquer coisa que o jogador decida fazer a seguir.

Por fim, deve saber GERIR AS EMOÇÕES, pois a grande maioria dos jogadores compromete o seu talento sempre que ativa emoções que não promovem a sua performance, ao não entender como gerir as emoções, atravessam grandes desafios durante a carreira face à forma como se sentem com tudo aquilo que lhes acontece. As emoções interferem diretamente com o seu comportamento e atitude e a sua carreira depende disso mesmo. Esta é uma competência que deve ser aprendida e deve estar em constante desenvolvimento, pois sabemos que muitos jogos por exemplo, decidem-se pela capacidade de uma equipa lidar com a emoção.

Aprender sobre estas áreas, dá-lhes a possibilidade de contruir uma vida equilibrada e com sucesso pós carreira, infelizmente, existem demasiados casos de jogadores que não conseguiram adquirir o conhecimento necessário, nem aplicá-lo, também não se souberam rodear das pessoas certas e que depois de uma vida incrível no futebol, viram as suas vidas destruídas mais tarde.

À partida, podemos pensar que um jogador apenas precisa saber jogar à bola, na vida real, constatamos que para aproveitar a carreira ao máximo, estas são as três competências mais importantes a serem desenvolvidas. Em Alta Performance, sabemos da importância de criar planos para todas estas áreas, sabemos que o equilíbrio e a satisfação dos resultados não só dentro de campo, mas também fora dele, é aquilo que nos faz olhar para trás e sentir que fizemos um excelente trabalho.