LOGIN

Promessas

Em Alta Performance, não é só o crescimento que importa avaliar, mas sim o CRESCIMENTO vs POTENCIAL. É por aqui que medimos o SUCESSO. Estás a entregar todo o teu potencial? Ou estás a deixar fugir todo o teu potencial?

A grande maioria dos jogadores ambiciona uma carreira cheia de sucesso, mas nem sempre tem noção do processo que está por detrás deste resultado extraordinário. Aquilo que normalmente acontece, é que o jogador passa por uma fase constante de crescimento, independentemente do facto de conseguir atingir mais ou menos resultados, a verdade é que ele está em constante crescimento devido ao treino. O treino é a base da mestria. Mas treinar e crescer não é sinónimo de sucesso, muito menos de ser bem-sucedido de forma constante e a longo prazo. Para isso, é fundamental entender o que faz a diferença, o que faz com que alguns jogadores tenham uma carreira explosiva, enquanto outros não chegam a passar de uma promessa. Frequentemente assistimos a notícias que nos mostram onde estão aqueles que em tempos foram as promessas, e que, apesar de tudo aquilo que treinadores viam neles, o sucesso não aconteceu. Aquilo que faz a diferença entre ter sucesso ou ficar pelo caminho, tem a ver com o potencial e a forma como ele é desenvolvido ao longo do tempo.

Desenvolver o potencial deveria ser a prioridade de atletas e clubes, pois é nele que reside o verdadeiro sucesso. Se pensarmos no que limita então o potencial, chegamos à conclusão de que esta limitação acontece devido à IDENTIDADE do jogador, a forma como ele se vê, com quem ele se compara e como ele se compara com os outros, a espectativa que tem sobre si mesmo e como lida com a opinião dos outros. Por outro lado, acontece também devido à discrepância que existe entre os SONHOS e o TRABALHO que executam, o TREINO que desenvolvem e a ausência de um PLANO que suporte tudo isto.

Mais uma vez, na prática, a experiência é bem diferente da expectativa. Um jogador só tem sucesso verdadeiro e uma carreira exponencial se for identificado o seu verdadeiro potencial, se esse potencial for desenvolvido, os objetivos e os planos forem suficientemente ambiciosos. Tudo o que um jogador muitas vezes precisa, é de ambição, desenvolvimento de competências e muita resiliência, e ter pessoas à sua volta que saibam identificar o seu verdadeiro potencial e explorá-lo da forma correta, para que no final o resultado possa ser brilhante, fazendo assim com que esse jogador nunca faça parte daquela lista de promessas que nunca passaram disso mesmo.