LOGIN

Porque é tão importante pedir ajuda

“Pede ajuda, não por seres fraco, mas para te manteres forte.” “- Les Brown

 

Há já algum tempo, no final de uma palestra, uma das pessoas que assistia veio falar comigo sobre a minha intervenção e, no meio desta conversa, disse-me em tom de confissão que sentia muitas vezes que precisava de ajuda no seu trabalho mas que tinha uma imensa dificuldade em fazê-lo.

 

Perguntei-lhe porque sentia a essa dificuldade, se havia alguma razão que o estivesse a impedir de o fazer, ao que ele me respondeu: “Oh, sempre senti que pedir ajuda significa que não sou bom o suficiente no que estou a fazer. Sinto que estou aquém… Afinal, quem é que pede ajuda? Só mesmo as pessoas que não apanham nadinha do que estão a fazer, ou que não dão uma p’ra caixa!! O meu pai, quando eu era miúdo até costumava dizer que isso de pedir ajuda é p’rós fracos.”.

“Curioso…” – disse-lhe, –  “Costuma ajudar outras pessoas?” .
“Sim”, afirmou, “Gosto muito de ajudar!”,  “Portanto suponho que pensa que quando as pessoas lhe pedem ajuda é porque não são boas o suficiente no que estão a fazer ou não dão uma pr’a caixa…”.
“Ah, nada disso, até tenho um amigo que uma vez me pediu ajuda para arranjar um emprego, passei-lhe um contacto e graças a isso hoje tem um emprego fantástico! E o tipo é mesmo barra no que faz!!!!”.

 

Não precisei de fazer mais perguntas. Neste preciso momento houve uma pausa, e esta pessoa que tinha uma crença tão negativa relativamente ao facto de pedir ajuda, apercebeu-se de que, afinal, pedir ajuda talvez não fosse um sinal de fraqueza.

 

O que se passou com esta pessoa, passa-se com muitos de nós que, muitas vezes, perante alguma dificuldade, ficamos relutantes em pedir ajuda. Achamos, tal como esta pessoa, que isso poderá mostrar alguma fraqueza, incompetência ou eventualmente fazer com que os outros achem que estamos a ser preguiçosos. Há até quem ache que pedir ajuda implica ficar para sempre em dívida para com a pessoa que nos ajudou e por isso não o faz.

Bom, a verdade é que, ao contrário do que muita gente acredita, pedir ajuda é um dos atos mais corajosos que podemos ter. Pedir ajuda é mesmo fundamental e muitas vezes a única forma de, num determinado momento, ultrapassarmos um obstáculo. Pedir ajuda é essencial para conseguirmos aprender e evoluir, crescer e sermos cada vez melhores.

Se pensarmos um pouco, é isso que as crianças fazem perante algum obstáculo que, apesar de várias tentativas, não conseguiram ultrapassar. Elas simplesmente pedem ajuda, sem qualquer pudor, sem qualquer julgamento, sem qualquer crença negativa sobre o que estão a fazer. Eles pedem ajuda e crescem, aprendem e evoluem. Simples, pois é?

O meu trabalho como coach surge muitas vezes de pedidos de ajuda de pessoas que me dizem, “Susana, eu quero ser melhor, mas estou a ter algumas dificuldades em fazê-lo sozinho. Podes ajudar-me?”.  Muitas dessas pessoas são simplesmente as melhores nas suas áreas e pedir ajuda não fez delas fracas, pelo contrário, tornou-as mais fortes.

 

Em baixo partilho 2 curtos vídeos onde Steve Jobs e Michele L. Sullivan falam sobre o impacto que pedir ajuda teve nas suas vidas 😉

Vais ver como vale a pena!