LOGIN

O poder do agora

Deixa-me colocar-te uma questão, já alguma vez na tua vida olhaste para o espelho e disseste a ti mesmo, que talvez por esta altura devesses estar a ter mais e melhores resultados do que aqueles que estás verdadeiramente a alcançar?

Quando eu faço esta pergunta às pessoas com quem trabalho, a grande maioria das vezes, responde com um sim. A questão é que todos nós sabemos que podíamos ter feito mais, podíamos ter tido mais entrega naquilo que estávamos a fazer, podíamos ter colocado mais empenho, dedicação, paixão, podíamos eventualmente ter feito algo que por algum motivo decidimos não fazer, e hoje lidamos com o resultado e temos consciência de que estava nas nossas mãos alcançar algo muito diferente.

Acontece depois de um jogo, depois de uma época, depois de uma mudança de treinador, de clube e principalmente, depois de uma carreira. Muitas vezes não se trata de um arrependimento, mas de colocar a mão no coração e sentir que não exploramos todo o nosso potencial.

O motivo pelo qual isto acontece é muito simples, e quando eu estou a desenvolver um trabalho com um jogador ou um treinador, uma das coisas que nos asseguramos, é que, por muito grande e ambicioso que seja o nosso objetivo, o mais importante é saber aproveitar a viagem, saber valorizar cada momento, saber recuperar a paixão por aquilo que fazemos, a alegria de poder desenvolver a nossa performance e alcançar então os resultados, no final sabemos que o resultado é apenas uma consequência da entrega, da dedicação, do esforço, do compromisso, da aceitação dos fracassos, de tudo aquilo que vivemos e experienciamos durante esta viagem.

No entanto, uma grande maioria dos jogadores, tem alguma dificuldade em aproveitar a viagem, e aproveitar todo e cada momento para construir algo do qual verdadeiramente se orgulhará no futuro, sem contar depois a historia com justificações e desculpas para aquilo que não conseguiu fazer, mas sim, contando as aventuras, conquistas e aprendizagens que teve a oportunidade de viver durante a sua carreira.

Estabelecer a INTENÇÃO para tudo aquilo que fazemos, para os nossos dias, para todos os jogos, os treinos, para “O AGORA” é o segredo! O único motivo porque a vida passa tão rápido e nem nos apercebemos daquilo que nos acontece, é porque não sabemos que tipo de intenções devemos estabelecer, a maioria das vezes, limitamo-nos a colocar intenções futuras, para o final da época, para o jogo, para algum desafio, e não nos lembramos de colocar intenções para o momento, nem para aquilo que queremos sentir quando fazemos algo.

O PODER DA INTENÇÃO é um dos maiores poderes que temos à nossa disposição, quando o ativamos, vivemos as coisas como nós queremos, talvez até nem consigamos controlar aquilo que está a acontecer, num jogo por exemplo, mas controlamos a forma como queremos reagir e lidar com todos os momentos, usufruindo assim da possibilidade de encontrar soluções e acionar comportamentos, que em muitos casos, são suficientes para dar a volta a um resultado, para mudar o rumo dos acontecimentos, tudo isto, porque em determinado momento, estabelecemos uma INTENÇÃO.

Susana Torres  –  Coach de Alta Performance