LOGIN

O impacto de Jorge Jesus

O Brasil está rendido a Jorge Jesus! O mestre da tática coloca os melhores em campo, utiliza a meritocracia e trabalho árduo como fator de decisão, quando se trata de fazer escolhas. Considera que trabalhando o aspeto mental e a resistência, um jogador pode superar o cansaço físico independentemente do número de jogos que realiza. Rigor, exigência e disciplina têm sido uma lufada de ar fresco no futebol brasileiro. A equipa percebeu a vantagem disso, adaptou-se e os resultados apareceram.

Habituado a ser enxovalhado e maltratado, Jorge Jesus mostra-nos como lidar com a adversidade, e como obter resultados independentemente do contexto. Este treinador é único, tem características muito próprias, e algumas delas ressaltam à vista.

ACREDITA – Jorge Jesus acredita acima de tudo em si próprio, considera-se o melhor, os outros é que ainda não chegaram a essa conclusão. Aliás, talvez agora já tenham chegado. A sua crença é sobretudo nas suas capacidades de alcançar resultados, transformar comportamentos, potenciar qualidades dos jogadores e ganhar.

ESTUDA – há quem se ocupe a desvalorizar as capacidades intelectuais de Jorge Jesus, no entanto este é um homem que lê livros que nada têm a ver com futebol e é um estudioso, não de qualquer matéria, mas daquela em que ele quer ser o melhor. Ora aqui está um excelente ensinamento, se queres ser o melhor numa determinada competência, é bom que ganhes foco e te dediques em exclusivo a tudo aquilo que se relaciona com essa competência.

CORAGEM – A coragem de Jorge Jesus é para muitos um ato de verdadeira loucura, mas para ele, nada mais é do que ter a ousadia de lutar por aquilo em que acredita.

INFLUÊNCIA EXTERNA – A melhor característica que reconheço no Jorge é a sua capacidade de lidar com a opinião alheia e os comentários que são feitos sobre si. Ele tem uma grande facilidade de rir-se de si mesmo, com o mesmo à vontade com que se ri de todos aqueles que o criticam, pois se há coisa que ele sabe, é que ele é quem mais sabe sobre futebol, e que provavelmente nenhum daqueles que o critica, e que fala sobre o seu trabalho, terá algum dia a capacidade de lhe tirar o lugar e de conseguir conquistar e criar tanto impacto num país.

METODOLOGIA – Medidas agressivas, linguagem assertiva, comportamentos disruptivos, disciplina máxima, concentração na única coisa que importa (que é cilindrar o adversário), são formas de estar no dia a dia que implicam grande jogo de cintura para quem com ele trabalha. Jorge Jesus não é uma pessoa fácil, mas é uma pessoa incrível.

IMPACTO – Jorge Jesus não faz a coisa por menos, ele não quer ser apenas mais um, ele quer ser a referência para os seus jogadores. A este treinador só uma coisa importa, que os seus jogadores o tenham como a referência, o exemplo e o treinador com quem mais aprenderam e evoluíram. A única opinião a que Jesus realmente presta atenção é a de um jogador que lhe reconhece valor. E a nós, portugueses, com esta nossa mania de desvalorizar tudo aquilo que é nosso, de criticar os nossos, não nos resta alternativa senão assistir na bancada ao espetáculo que este treinador proporciona, enquanto se diverte a revolucionar o futebol de um país.

assinatura susana torres