LOGIN

O grão de areia

Embora possam parecer muito distantes, a diferença entre o sucesso e o insucesso é mínima. O sucesso resulta do facto de alguns futebolistas adotarem uma mentalidade ligeiramente diferente dos demais, que na prática resulta em atitudes e comportamentos distintos. Na origem de tudo isto está algo bem pequeno, a diferença que faz com que numa prova de atletismo apenas alguns segundos separem o primeiro do segundo lugar, o segundo que faz com que a bola entre ou não na baliza, o grau que faz a diferença entre água líquida ou vapor.

Os vencedores, aqueles que mais tarde ou mais cedo alcançam sucesso, são os que tentam mais uma vez quando os outros desistem. São aqueles que perante a adversidade dos momentos encontram a força e a energia que os mantém vivos, atentos, focados e decididos a atingir os objetivos. Se repararmos bem, não existe assim tanta diferença entre sucesso ou fracasso, tudo se resume àquilo que fazemos com o nosso tempo, como o utilizamos e como priorizamos os nossos hábitos.

Futebolistas que atingem grandes níveis de sucesso mantêm um enorme compromisso com os resultados de excelência, e tal como um médico que não pode deixar de aprender ou um advogado que precisa de estar em constante atualização, também entendem que o talento não é nada se não criarem hábitos que os levem mais além, se não aprenderem a ser imprevisíveis em campo, se não desenvolverem competências emocionais e de relacionamento, se não se especializarem e diferenciarem dos outros.

Estar um passo mais à frente dos demais não é difícil; difícil é encontrar soluções para lidar com desafios, assumir a responsabilidade, cumprir com a expectativa de quem apostou no seu talento, ter consciência de que a motivação é diária e é da sua responsabilidade, criar rotinas de sucesso, abdicar de uma vida social, entre tantas outras coisas que retiram foco.

Os comportamentos são diferentes, mas a verdadeira diferença entre a mentalidade de sucesso e de insucesso é do tamanho de um grão de areia, aquele grão de areia que te permite lutar por um “extra mile”. O futebol está a mudar e aqueles que mais rapidamente se adaptarem a esta nova realidade estarão mais perto de grandes níveis de sucesso.