LOGIN

O exemplo do Nuno

Encontra um homem obcecado por um sonho, que não acredite em impossíveis, e verás o sucesso acontecer.

Há pessoas que são o sonho de qualquer coach, pela determinação, capacidade de foco, orientação que têm para as soluções, ausência de medo de errar e, principalmente, porque pensam em grande, têm a verdadeira mentalidade dos campeões. Quando encontramos alguém assim, temos a certeza de que é sucesso garantido.

O Nuno é uma pessoa rara, com uma mentalidade fora do normal e com uma vontade desmedida de vencer. Muitos acham que o Coaching de Alta Performance é para quem não alcança resultados, poucos entendem o poder de nos fazer chegar ainda mais longe, alinhando as nossas competências e talento em prol da excelência, com uma característica muito interessante, que é a consistência. Não se trata de faltar alguma coisa, trata-se de subir o nível de tudo aquilo que já existe. Felizmente, já são alguns os exemplos de pessoas que têm a inteligência de procurar soluções para alcançar aquilo que para muitos é impossível.

Ganhar tudo aquilo que há para ganhar é o objetivo, fazer tudo o que for necessário para o conseguir faz parte do processo. Não vou neste artigo explicar o processo, deixo essa parte para o Nuno, quando e se ele o entender fazer. Prefiro destacar as qualidades que encontrei, num treinador que é um exemplo de Alta Performance e que devem ser replicadas por todos aqueles que quiserem alcançar o topo:

CALMA – Nem sempre estava lá, principalmente nos jogos, mas a consciência de que um treinador tem de fazer parte da solução e de que o seu papel é ajudar os jogadores a obter a melhor performance possível levou-o a querer mudar esse comportamento.

COMUNICAÇÃO – Talvez um dos maiores desafios de um treinador é como criar o maior impacto na equipa, como adotar uma comunicação eficaz, como ativar cada um dos seus jogadores para se superarem e lidarem com todos os momentos.

LIDERANÇA – Foco total no bem-estar e necessidades da equipa, consciência de que cada indivíduo tem necessidades diferentes, encontrar um propósito comum, desenvolver a confiança, promover a cooperação e o compromisso. Coisas que o Nuno faz de forma exemplar.

TRABALHO – Para alguns, não existe êxito sem capacidade de trabalho, de entrega, dedicação e paixão. Quando tudo isto se reúne num treinador, e esse treinador sabe exatamente o que quer para si e para a sua equipa, é apenas uma questão de tempo até ter sucesso.

O Nuno teve a capacidade de limar arestas, de mudar a sua forma de atuar, para servir da melhor forma aqueles que dependem dele, e aqui temos o exemplo de alguém que está disposto a fazer o que for necessário para levar uma equipa a alcançar resultados, o que faz dele alguém mesmo muito especial e um campeão europeu! *