LOGIN

Nas nossas mãos

Alta Performance significa obter sucesso acima da média de forma consistente e a longo prazo. Não se trata de fazer o melhor que conseguimos ou cumprir os objetivos, trata-se de exceder expectativas, de superar performances e mostrar um desempenho acima da média. Sabemos que não ganhamos sempre, mas também sabemos que, embora não seja possível controlar o resultado, é possível controlar a nossa performance dentro de campo, a nossa atitude e a forma como reagimos aos acontecimentos durante o jogo.

Para ativar esta mentalidade de Alta Performance, cumprimos um plano muito rigoroso de trabalho mental, onde levamos a mente a um estado ótimo de desempenho, por forma a conseguir produzir os melhores resultados físicos. Trabalhamos a otimização dos dois hemisférios do cérebro, realizamos exercícios que promovem o foco, utilizamos a indução hipnótica antes dos jogos, planeamos os objetivos, alteramos a linguística, promovemos novas competências de comunicação interna e com o contexto à nossa volta, temos uma forte consciência do impacto da nossa linguagem não verbal na nossa performance, condicionamos o subconsciente, aprendemos a automotivar-nos, estabelecemos fortes propósitos para todos os jogos. Tudo isto porque perder não faz parte dos planos e ganhar sempre é o grande objetivo.

Quando o fazemos com equipas, renovamos muitas vezes a esperança e damos novamente o poder a cada um dos jogadores, o poder que lhes permite entrar em campo e decidir ser os decisores de um resultado que se pretende excelente. Entrar em Alta Performance não está reservado só para alguns. Na verdade, todos os atletas podem desenvolver esta atitude e forma de estar na vida, mas não são todos os atletas que estão dispostos a assumir a responsabilidade sobre os resultados, a querer mudar a forma como se comportam, a adotar a humildade de aprender e fazer o trabalho de casa, que muitas vezes consiste numa análise exaustiva de todo o material que lhes é entregue por parte do treinador e que lhes permite antever o máximo de ações por parte do adversário dentro de campo.

Em Alta Performance, temos a perfeita consciência de que os resultados nos pertencem e que para os otimizar apenas nos podemos focar na única pessoa que os pode alterar: nós mesmos! Alta Performance é para todos. Aquilo que é preciso fazer para a manter é que, infelizmente, é só para alguns.

Susana Torres – Coach de Alta Performance