LOGIN

Mentalidade de sucesso

Costumo dizer que nesta vida estamos constantemente a fazer uma de duas coisas, ou a contribuir para o nosso sucesso, ou a contribuir para o nosso insucesso.

Nestas coisas não existe meio termo, ou fazemos uma coisa, ou fazemos a outra.

Quando analisamos um jogo, a todo o momento conseguimos observar isto mesmo, os jogadores com a sua atitude e comportamento dentro de campo, ou estão a contribuir para o sucesso, ou para o insucesso.

Quando analisamos a performance de um jogador, acontece exatamente o mesmo.

Quando olhamos para aquilo que são as nossas decisões e a nossa postura na vida, também não é diferente.

É por isso que no Coaching de Alta Performance , faz muito sentido para nós estar constantemente com esta pergunta em mente: Aquilo que estou a fazer, está a contribuir para o meu sucesso ou para o meu insucesso? É uma pergunta muito simples, com um impacto gigante na performance. Quando ganhamos consciência da direção para onde nos levam as nossas ações,  ganhamos também a oportunidade de as alterar e chegar assim a um destino completamente diferente.

Esta é aquela pergunta que uma vez feita, traz para nós o sentido de responsabilidade,  aquele que nos diz que, no final de um jogo, o resultado também tem uma quota parte de responsabilidade nossa. Traz também o sentido de propriedade, que nos lembra que no final de um jogo, o resultado é nosso, não é de mais ninguém,  é da nossa propriedade, e por muitas justificações que eu tenha para ele, é com esse resultado que eu vou regressar a casa.

E por fim, traz para nós o sentido de dever, pois é nosso dever fazer o possível e o impossível para conquistar aquilo que são os objetivos, o nosso dever não é reclamar, justificar ou arranjar motivos para a nossa falta de estratégia ou clareza sobre aquilo que está a acontecer, logo, colocar o foco nestas coisas só me vai levar a um local onde ninguém quer estar, um lugar de muita razão e fracos resultados.

Uma mentalidade de sucesso é tudo quando a ambição é grande, no entanto, muitos pensam que adotar uma mentalidade de sucesso é apenas pensar em grande, mas na verdade é muito mais do que isso, é assumir a responsabilidade pelo nosso comportamento,  adotar um compromisso e cumprir a nossa missão, é fazer por vezes aquilo que ainda não foi feito, mesmo que isso signifique entender que aquilo que foi planeado não está a resultar, e ter a capacidade de mudar.