LOGIN

Manter o sucesso

Manter o sucesso ao longo do tempo é algo bastante difícil para a maioria dos atletas. Manter os níveis de performance, entregar resultados acima da média de forma constante, ser bem-sucedido uma e outra vez, é algo que está reservado apenas para alguns, dizem…

Muitas vezes um jogador alcança rapidamente resultados e entra em estado de ‘flow’, em que tudo acontece de forma fácil e automática, sem esforço. Mas nem sempre o consegue manter quando o contexto muda ou quando algo muda no contexto.

Quando inicio o meu trabalho com equipas ou jogadores, todos querem alcançar este estado maravilhoso onde tudo acontece com o mínimo esforço e com o máximo resultado. É como estar no céu sem ter de passar pelo inconveniente de ter de morrer. Quando entendemos a causa por detrás das dificuldades em manter os níveis de sucesso encontramos muitas vezes a solução. Entre todos os fatores que podem determinar a transição de um ciclo de sucesso para um ciclo sem sucesso, há um que é o principal: a ATENÇÃO!

Uma característica que deve estar presente num jogador ou numa equipa é o foco. Quando existem resultados, significa que normalmente o foco está nas suas competências, no desenvolvimento das suas capacidades, na resolução de problemas e na forma como se relacionam com o ecossistema onde estão inseridos. O sucesso não faz parte da rotina, faz parte do processo, tal como o fracasso. Mas a sua ATENÇÃO está no sítio certo, estão focados naquilo que os vai levar ao destino, o que é o mesmo que andar de bicicleta a olhar para a frente. Quando o sucesso passa a ser rotina, quando as nossas competências e habilidades fazem com que tudo aconteça sem esforço, ganhamos também a confiança dos outros à nossa volta e tudo flui. O problema é que é nesta altura que deixamos de pedalar.

E o segundo problema, especialmente no futebol, é que nos tornamos mais uma vez previsíveis! Enquanto seres humanos, temos a fantástica capacidade de observar e adaptarmo-nos ao contexto em que estamos inseridos, pelo que os outros à nossa volta têm a capacidade de se adaptar ao nosso sucesso e à forma como o conseguimos alcançar. Na prática, os adversários observam, estudam e adaptam-se, o que faz com que o nosso ecossistema evolua, tornando-se novamente desafiante. É como encontrar uma subida, agora sem embalo, e já não estar a pedalar. Manter o sucesso é possível, quando encontras um processo que funciona e o repetes uma e outra vez.

Susana Torres – Coach de Alta Performance