LOGIN

Lesões

De todos os contratempos que podem ocorrer durante a carreira de um jogador, as lesões talvez sejam o que mais abala a sua confiança e que maior impacto pode ter na sua performance. Quando nos deparamos com uma lesão, é necessário ativar uma mentalidade muito forte, não só porque é a melhor forma de aceitar e facilitar o processo de recuperação, mas também porque é a forma mais inteligente de lidar com o momento. A grande maioria dos jogadores equaciona o futuro sempre que se encontra lesionado, altera o seu comportamento, o seu ânimo, a forma como se relaciona com o contexto à sua volta, os pensamentos, a motivação, as capacidades futuras, coloca em causa o seu valor. Embora haja jogadores que se lesionam com maior frequência do que outros, a forma como lidam com o processo de recuperação é determinante para voltarem mais fortes do que nunca. Existem alguns pensamentos e reflexões a ter em conta na hora de construir uma fortaleza mental, capaz de superar o momento e preparar um regresso ao mais alto nível:

– A grande maioria dos atletas sofre lesões. Embora possam ser evitadas (principalmente as lesões musculares), as lesões são frequentes e praticamente todos os atletas experienciam este cenário. As lesões fazem parte do processo e devem ser encaradas como tal.

– Prevenir é melhor do que remediar. As lesões estão muitas vezes ligadas ao estilo de vida e comportamentos de um atleta. A alimentação, o descanso e os níveis de ansiedade são determinantes.

– Fortaleza mental. Frequentemente ouvimos os jogadores dizer que vão voltar mais fortes depois de uma lesão. A verdade é que uns sim, outros nem por isso. Para voltar mais forte, é necessário fazer um grande trabalho de ressignificação, bem como entender que a lesão é temporária, logo não deve ser suficiente para alterar comportamentos, motivação ou forma de pensar. No momento em que deixamos que algo que não veio para ficar nos afete emocionalmente, estamos perdidos. Para nos mantermos fortes, precisamos de entender que uma coisa somos nós, outra é aquilo que acontece no nosso corpo. É preciso criar uma forte identidade e objetivos ambiciosos para que nada temporário nos possa afetar. Quando conseguimos criar esta forte identidade, aliada a objetivos ambiciosos, não seremos facilmente derrotados com lesões, permanências no banco, ou qualquer outra situação que tenha os dias contados.

 

assinatura susana torres