LOGIN

Enfrentar a Imprensa – Jornal Record

Nem sempre é fácil falar para a comunicação social ou em qualquer outra situação em que nos sentimos expostos perante uma audiência.

 

Lembro-me do Éder me ligar às 7 da manhã, na altura do Europeu, logo após a Seleção ter chegado a Marcoussis, porque ia estar na conferência de imprensa. Ainda meio ensonada, disse-lhe que ele estava farto de falar para jornalistas e que isso não deveria ser um problema… Mas ele confessou: “Vou ser eu de um lado e eles do outro, eles são muitos e com câmaras que mais parecem metralhadoras apontadas para mim.”

 

O Éder estava ansioso, com receio das perguntas, a pensar que talvez lhe fossem pregar rasteiras, induzir coisas, deixá-lo desconfortável. Percebi que talvez fosse mais difícil para ele ter de lidar com a situação do que com a pressão dos jogos, pelo que decidi propor-lhe algumas estratégias:

 

1. – ENDIREITA AS COSTAS, põe o o peito para fora, levanta o queixo e adota uma postura firme, que transmita confiança.

 

2. – Sempre que responderes a uma pergunta, INTRODUZ UM OUTRO ASSUNTO, algo sobre o qual te sintas à vontade para falar.

 

3. – Utiliza e GERE OS SILÊNCIOS. Não há nada mais incómodo do que o silêncio. Isso capta a atenção e pode intimidar quem faz a pergunta.

 

4. – OLHA NOS OLHOS da pessoa que te faz a pergunta.

 

5. – TRATA SEMPRE AS PESSOAS PELO NOME, o que cria uma relação e elimina uma agressividade na forma como te efetuam as questões.

 

[…]

 

(continua a ler aqui)

 

Até breve!

 
Susana Torres  –  Coach de Alta Performance