LOGIN

Aprendizagem – Jornal Record

Todos nós nos habituámos a ter alguém como referência, que faz aquilo que queremos fazer, que está no patamar onde queremos estar, que já ganhou o que queremos ganhar.

Todos temos um caminho a percorrer na direção dos nossos objetivos e sonhos. Alguns acabarão por chegar onde querem; outros, porém, não sairão do sítio onde se encontram. Aquilo que difere os primeiros dos segundos é que quem chega longe não fica agarrado ao que sabe. Pelo contrário, entende o poder da aprendizagem constante, da autoeducação. Muitas pessoas associam aprendizagem a um estágio prematuro e pouco experiente. Talvez esta crença seja um dos principais motivos pelos quais nem todos os futebolistas chegam ao topo, pois não tem consciência das características essenciais que devem estar presentes a todo o momento, todos os dias, durante toda a carreira: APRENDIZAGEM e DISCIPLINA!

Os jogadores que têm grande vontade de evoluir, de melhorar competências, de surpreender em campo, estão sempre a aprender novas formas para o conseguir, novas maneiras de treinar a mente, de elevar a sua performance para o próximo nível, olhando para cada mudança como uma oportunidade para aprender e testar a flexibilidade, acabando por desenvolver competências de liderança. Muitos acabam sendo vistos pelos demais como verdadeiros líderes e frequentemente tornam-se capitães. Adotam rotinas de sucesso e de aprendizagem e, depois, usam a máxima disciplina. E não o fazem apenas quando as coisas lhes correm bem; fazem-no sempre, porque mais importante do que os resultados do momento, é o patamar que ambicionam.

A menos que pertenças ao grupo de 1 por cento de jogadores que nascem com um talento extraordinário, o melhor é começares a olhar para o que estás a fazer e como o estás a fazer. Se não estás a aprender algo novo, se não treinas diariamente a tua mente, se não melhoras a tua visão de jogo, se não procures obter feedback do teu treinador, se não tiveres um plano de carreia, uma estratégia para chegar aos teus objetivos, não estás a fazer tudo o que podes.

Susana Torres  –  Coach de Alta Performance