LOGIN

Aceder à confiança

Durante o meu trabalho com um jogador de topo da Premier League, este relatou-me a sua dificuldade em ganhar confiança numa altura em que os resultados não estavam a corresponder às expectativas. Sabia exatamente o que fazer, mas, sem perceber exatamente porquê, tomava más decisões e demonstrava falta de confiança. A situação tornou-se de tal forma grave que os próprios colegas começaram a fazer circular a bola pelo lado oposto, pois também sentiam que ele não estava no seu melhor. Não é difícil imaginar o que acontece a um jogador nesta situação. Se as coisas já estavam difíceis, sentir a pressão de ter de obter resultados para garantir o lugar só vai agravar a situação. Um jogador confiante não teme perder o lugar, arrisca dentro de campo, toma a iniciativa, antecipa-se, mostra resiliência até ao último minuto. Saber aceder à confiança é por isso essencial e neste artigo vou deixar algumas dicas para tornar isso possível.

ELIMINA AS PESSOAS NEGATIVAS DA TUA VIDA. Se estás cercado de pessoas que só te dão palmadinhas nas costas, que te dizem que a culpa é dos outros, que dizem mal do teu treinador, que acham que os teus colegas é que não correm, então estás rodeado de pessoas que gostam muito de ti, mas que em nada estão a contribuir para aumentar a tua confiança ou os teus resultados.

CONTRIBUI DE FORMA POSITIVA PARA A CONFIANÇA DOS OUTROS. Normalmente estamos tão focados nos nossos problemas e em justificar a nossa falta de responsabilidade no que está a acontecer, que nos esquecemos de contribuir ativamente para a mudança. Reforçar positivamente a ação dos teus colegas, interagir com o treinador e questioná-lo sobre as possíveis melhorias que podes implementar no teu treino, procurar aprender, ensinar, ajudar os teus colegas, auxiliar e proteger são coisas que estão ao teu alcance. E o mais normal é estas ações terem retorno na tua confiança.

APRENDE ALGO NOVO TODOS OS DIAS. Se apenas estás a fazer o mesmo de sempre, vais lidar com os mesmos desafios de sempre. Introduz novas rotinas, melhora a qualidade do teu treino, vai mais cedo, entrega-te mais, mostra dedicação, surpreende, aprende algo novo e trabalha nisso todos os dias.

DESENVOLVE O TEU CÉREBRO. O teu cérebro tem fome e tu precisas de o alimentar com o treino certo e a informação certa. Garantirás que o comando está alinhado com os resultados que pretendes ter.