LOGIN

O poder da Clareza na nossa vida

“A falta de clareza pode colocar travões em qualquer jornada para o sucesso.” – Steve Maraboli

 

A dificuldade em definir objetivos é, para a maioria das pessoas, uma constante, seja a nível pessoal ou profissional. A ausência de objetivos é aliás, um dos grandes causadores de desmotivação, frustração e até de depressão na maioria das pessoas e talvez um dos desafios que mais encontro como coach de alta performance.

Quem me conhece sabe que a palavra “objetivo” é a primeira no meu dicionário (embora comece por “o” 🙂 ), e que não acompanho nenhum coachee sem que os seus objetivos fiquem bem definidos. Ou seja, este é o nosso ponto de partida, a definição dos objetivos.

No entanto, para que se possam definir objectivos, há um estado fundamental que precisamos alcançar e sem o qual dificilmente conseguimos perceber onde estamos e para onde queremos ir: CLAREZA.

 

Diz Brian Tracy (considerado um dos melhores especialistas em coaching do mundo) que a Clareza é responsável por 80% do sucesso da nossa vida pessoal, da nossa carreira, dos nossos relacionamentos, dos nossos negócios.

 

O que significa isto?

Significa que sem a noção clara da direção que queremos tomar e do que queremos fazer, sem uma intenção evidente, dificilmente vamos ser capazes de definir objetivos, seja em que área for.

Quando esta noção de direção está ainda turva, há algumas questões que podemos fazer, por forma a nos ajudar a decidir o rumo que queremos tomar. Por exemplo: “Das coisas que já fizeste, quais as que te fizeram sentir mais realizado/a até agora?”, “Quem é a pessoa que mais te inspira e quais as qualidades que nela mais admiras?”, “Se pudesses ter, fazer ou ser qualquer coisa, o que escolherias e porquê?”, “Qual é o teu maior sonho?”.

 

Depois de escreveres todas estas respostas num papel e de ficar clara para ti a direção que queres seguir, é necessário fazer o mesmo para os objetivos que vais definir.
Escreve e reescreve os teus objetivos (ou sonhos). Quanto mais escreveres, reescreveres e pensares sobre eles, mais claros estes se tornarão para ti. E quanto mais claro fores sobre aquilo que desejas, maior é a probabilidade de fazeres mais e maior será o número de ações consistentes para a sua realização.

 

Depois de definires os teus objetivos específicos escreve-os, de forma clara e detalhada, e define um prazo específico para a sua realização. Se for um objetivo que consideres demasiado grande ou que irá demorar muito tempo, divide-o em metas com os respetivos prazos e escreve-os por ordem de importância. Faz uma lista de tudo aquilo que terás que fazer para alcançar o teu objetivo e, à medida que fores pensando em itens novos, adiciona-os à tua lista. Depois cria um plano envolvendo todos os itens e coloca-os na sequência e prioridade apropriadas.

Age imediatamente sobre a coisa mais importante que podes fazer no teu plano e coloca a ti próprio todos os dias esta pergunta: “O que estou a fazer hoje está a aproximar-me do meu objetivo?”. Isto  é muito importante!

 

Ter clareza sobre o caminho que vamos tomar, sobre os objetivos que queremos definir e sobre o que precisamos de fazer para nos tornarmos mais próximos da sua realização é a chave para o sucesso. Seja no mundo empresarial ou desportivo, só um líder com clareza para saber para onde vai e que direção que tomar, consegue transmitir confiança para a sua equipa, para os seus clientes, para os seus parceiros de negócio. Este é um ponto-chave e um dos primeiros aspetos a ser trabalhado no Coaching de Alta Performance.

 

Até breve!

 

 
Susana Torres  –  Coach de Alta Performance