LOGIN PT EN

Novo clube. E agora? – Jornal Record

O início da época desportiva implica, muitas vezes, todo um novo mundo para um jogador de futebol. Especialmente se considerarmos aqueles que mudam de clube e, mais ainda, se além do clube mudarem também de país. É uma fase em que tudo é novidade e que exige grande empenho, a fim de haver uma rápida adaptação a um novo contexto.

 

Apesar de ser um período entusiasmante, a chegada a um novo clube traz consigo inúmeros desafios, tanto pela necessidade de adaptação a uma nova cultura como pelas expectativas criadas pelo clube, que muitas vezes faz um esforço financeiro considerável. Se estes desafios não forem antecipados e devidamente trabalhados, podem gerar insegurança e ansiedade, comprometendo toda a performance.

 

Antes de mais, é necessário antecipar todos os desafios e criar planos específicos para cada um deles, tendo sempre em conta as quatro principais áreas de trabalho: técnica, tática, física e mental.

 

A comunicação é normalmente um dos principais aspetos a trabalhar e que se traduz numa grande vantagem competitiva. Aprender uma nova língua, assim como aprender a comunicar de forma eficaz, tendo em contas as necessidades e comportamentos dos vários interlocutores, é fundamental. Um jogador deve sempre trabalhar a forma como comunica com a equipa técnica, colegas, imprensa e saber o que dizer, como dizer e ter a noção da imagem que quer manter enquanto profissional.

 

Não menos importante é…  (continua a ler aqui)

 

Até breve!

 

 
Susana Torres  –  Coach de Alta Performance