LOGIN PT EN

O que nos impede de começar algo novo?

“Paciência, persistência e dedicação fazem uma combinação imbatível para o sucesso.” – Napoleon Hill

Já alguma vez sentiste uma vontade imensa de mudar? De abandonar a tua rotina e começar algo de novo que sempre desejaste fazer? De realizar um sonho?

 

Sabes do que estou a falar?

 

Refiro-me àquele momento em que sentimos que o que estamos a fazer ou o contexto em que nos encontramos já não nos preenche, já não nos acrescenta, já não faz mais sentido. Tornou-se apenas uma rotina desinteressante onde vivemos em piloto automático. Sabes a que me refiro??

Quando nos levantamos de manhã, suspiramos e preparamo-nos sem a mínima motivação para enfrentar mais um dia com as mesmas rotinas, a fazer as mesmas coisas que já não nos entusiasmam, sem alegria, sem energia porque continuamos a fazer algo ou a viver num contexto em que já não nos revemos… aquela sensação de nó no estômago.

Até que um dia, fartos deste cenário, somos invadidos por uma vontade de mudança! De começar de novo, de fazer algo com que sempre sonhámos, algo que nos motiva, que nos faz sentir vivos, alegres…. Um novo trabalho, um novo projeto, uma nova relação…

E ficamos entusiasmados a imaginar como vai ser espetacular esse momento novo na nossa vida, e como agora vamos finalmente mudar e começar algo novo, partir para “uma nova vida” até que…. Algo nos trava!

 

Começam os “E se…?”

E se eu não consigo?
E se eu não sou bom o suficiente?
E se eu falhar?
E se eu não tiver conhecimento suficiente?
E se a minha família (pai, mãe, filhos, mulher, marido, cão, tartaruga) não gostarem?
E se não for o que espero?

 

A maioria das pessoas com quem já trabalhei e que tinha bastante resistência em começar algo novo resumia todas estas questões numa palavra só: MEDO. O medo do desconhecido, do que poderemos encontrar, do que está para vir. O medo de não sabermos o que pode acontecer.

 

Mas será mesmo o medo de começar algo novo que nos impede de avançar e realizar os nossos sonhos? Será o medo que nos trava?

 

A minha experiência como coach de alta performance diz-me que, aquilo que realmente nos trava não é propriamente o medo de cada uma destas coisas, mas sim a resistência à mudança.
É que realizar um sonho ou começar algo novo nas nossas vidas implica obviamente mudar alguma coisa, pois se continuarmos a fazer as mesmas coisas continuaremos obviamente a ter os mesmos resultados.

É por isso fundamental sermos totalmente honestos connosco e percebermos se queremos começar os nossos maiores sonhos com vontade, garra e ousadia.

 

Se o cenário que te descrevi aqui te é familiar, deixo-te 4 aspetos que te vão ajudar a avançar rumo à mudança:

 

  • SÊ HONESTO. Pergunta a ti próprio: O que realmente me está a travar? Estás constantemente a adiar e a usar o medo como “bode expiatório”? Ou usas a velha desculpa de que és um/uma perfeccionista e ainda não é a altura certa? Ou não tens a certeza de que é mesmo isso que queres ou não te sentes suficientemente qualificado? Ou será que estás apenas desconfortável com a mudança ou preso a uma ideia das ações que estás disposto a tomar a cada dia? Na maioria das vezes, o que impede as pessoas de iniciar um sonho é a falta de motivação e disciplina sustentada e, todos sabemos que uma vez ultrapassados esses obstáculos torna-se fácil eliminar qualquer receio, certo? Então, começa com honestidade sobre o que está a impedir de começares algo novo na tua vida.

 

  • MANTÉM-TE FOCADO. Muitas pessoas têm um sonho, mas nunca conseguem alcançá-lo porque não são suficientemente obcecadas em fazê-lo, nem em corresponder a essa obsessão com iniciativa. Se tens um sonho, se queres realmente começar algo novo na tua vida, precisas de te concentrar e acreditar nisso de tal forma que se torne realidade. Remove todas as distrações do teu caminho e que não se alinham com o teu propósito, pois o tempo é precioso e pensa com mais frequência e profundidade sobre o teu sonho e as etapas que terás que ultrapassar para alcançá-lo.

 

  • CRIA UM MAPA DE APRENDIZAGEM. O que terás que aprender para avançares com confiança e competência em direção ao teu objetivo? Esta pode ser a questão mais importante na realização dos sonhos. Define o tema, as competências e habilidades que precisarás de desenvolver. Em seguida, cria um mapa de aprendizagem para começar a dominá-las – um verdadeiro calendário de aprendizagem. Se não colocares na agenda tudo aquilo que terás que aprender e definires um prazo real para o fazer, corres um grande risco de procrastinar ou até de nunca o chegares a fazer, perdendo muitas vezes o impulso e a janela de oportunidade.
    A aprendizagem é a raiz de todo progresso e desenvolvimento pessoal.

 

  • COMEÇA COM TRÊS AÇÕES POR DIA. Todos os grandes sonhos começam com o desejo inabalável da sua realização e trabalhando a cada dia com o máximo de dedicação. É assim que se começa. Não há como contorná-lo – para ter mais sucesso, precisamos de ter mais iniciativa. Todos podemos fazer algo a cada dia para mudar e avançar nas nossas vidas. Certifica-te que tens um conjunto de metas e listas de verificação diária em função das quais estás a trabalhar e que vão medir e orientar o teu progresso. Mesmo que seja apenas uma coisa pequena, faz e avança. São as pequenas vitórias que te dão confiança para começar a enfrentar os maiores desafios.

 

Por isso, a não ser que tenhas dúvidas sobre o que realmente queres, ou se de alguma forma sentes que o que tens neste momento ainda faz sentido para ti, deixa de arranjar desculpas. Só há uma forma de começar que é… começando. Faz tudo o que estiver ao teu alcance, o que depende de ti, pois se avançares com consistência, dedicação e compromisso suficiente em direção ao teu sonho, apesar dos teus medos, estou certa que irás experimentar o sabor da vitória.

 

Até breve!

 

 
Susana Torres  –  Coach de Alta Performance